Ir para conteúdo

1618432420.jpg

O C-CTF é uma iniciativa organizada pelo CNCS em cooperação com parceiros do ensino, da academia e da comunidade de Cibersegurança, permitindo aos participantes o desenvolvimento de processos de colaboração e trabalho em rede, conduzindo-os ao crescimento individual, através da resolução de desafios complexos. Desta forma, pretende-se despertar os jovens para a procura de carreiras profissionais em Cibersegurança, para além identificar os talentos nacionais na área.

Trata-se de uma iniciativa que se insere no eixo Educação do programa INCoDe.2030, visando treinar e formar as camadas mais jovens da população através do estímulo e reforço nos domínios da literacia digital e das competências digitais em todos os ciclos de ensino e de aprendizagem ao longo da vida.

A competição C-CTF, com carácter anual, objetiva selecionar uma equipa de 10 estudantes que representarão Portugal no European Cyber Security Challenge 2020 (ECSC), uma competição organizada pela ENISA (Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação) que visa reunir jovens talentos de toda a Europa para uma competição em cibersegurança num ambiente de fairplay onde, ao longo de vários dias, os concorrentes são desafiados a resolver tarefas relacionadas com segurança informática, tais como a segurança web, segurança de dispositivos móveis, quebra-cabeças de criptografia, engenharia reversa e análise forense, num processo de acumulação de pontos.

A iniciativa C-CTF, objetiva ainda a seleção de estudantes portugueses que possam integrar a equipa que representará a Europa no International Cyber Security Challenge (ICSC), uma competição de cariz global, também organizada pela ENISA.

O apuramento dos estudantes é efetuado através de um exercício Capture The Flag (CTF), onde os participantes testam as suas competências nas várias áreas da segurança informática.

Última atualização em 14-04-2021